Ryūjin, “O Rei Dragão da Água e do Mar” é um dragão lendário japonês que simboliza todo o poder do oceano, e é capaz de se transformar em outras formas, inclusive a humana.
Ryūjin é também conhecido como ''Três deuses Watatsumis'' que regem o superior, médio e os mares inferiores. Segundo a lenda, quando Izanami, a esposa de Izanagi morre dando à luz ao deus do fogo agutsuchi, destruindo sua cria e várias divindades, incluindo o dragão da água Kuraokam. Izanagi desce ao submundo em uma tentativa inútil de trazer sua esposa Izanami de volta à vida, então, retorna ao mundo e sofre purificações rituais para livrar-se da sujeira infernal. Ao banhar-se, Izanagi cria várias divindades incluindo os três Deuses Watatsumis que passam a governar diferentes lâminas d`água, que são o superior, médio e mares inferiores.
Ryūjin é representado como “Ryūjin Shinko” (deus dragão da fé) na crença religiosa de Shinto, que adora os dragões como espíritos da água .Devido a sua característica como um espirito da água, o dragão Ryujin também está relacionado com a agricultura dos povos desde a antiguidade. Rituais agrícolas e orações para chuva são realizadas nos rios, pântanos, lagos e águas mais profundas que são classificadas como as moradas do Ryujin .
Os pescadores realizam festivais para o Deus Dragão Ryujin, estas festas são chamadas de Festival da praia e festival da maré. Na esperança de acalmar o dragão serpente marinho e desta forma garantir boa comida e boa pesca por séculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que a leitura lhes tenha agradado, e lhes tenha ensinado algo produtivo.
Volte sempre e obrigado pela visita.